testabnd

em jueves, 16 de julio de 2020

Título original: The Wicked King
Autor: Holly Black
Editora: Galera Record (Brasil) / Little Brown Books for Young Readers(EUA) 
Páginas: 432
Série:  O Povo do Ar (The Folk of the Air)
           1. O Príncipe Cruel (The Cruel Prince
           2. O Rei Perverso (The Wicked King) 
           3. The Queen of Nothing
Ano de Publicação: 2020 (Brasil) / 2019 (EUA)
Gênero: Fantasia Juvenil
Valoração: 

A intrigante e sangrenta continuação do best-seller do The New York Times, "O Príncipe Cruel". Vencedor do Goodreads Choice Awards 2019.
Para sobreviver no Reino das Fadas, Jude Duarte precisou aprender muitas lições. A mais importante delas veio de seu padrasto: o poder é bem mais fácil de adquirir do que de manter. Ela achou que, depois de enganar Cardan para que ele jurasse obedecê-la por um ano e um dia, sua vida se tornaria mais fácil. Mas ter qualquer influência sobre o Grande Rei de Elfhame parece uma atrefa impossível, principalmente quando ele faz de tudo em seu poder para humilhá-la e prejudicá-la, mesmo que seu fascínio pela garota humana permaneça intacto. Agora, com as ondas ameaçando engolir a terra e um alerta de triação iminente, Jude precisa lutar para salvar a própria vida e a daqueles que ama, além de lutar contra seus sentimentos conflituosos por Cardan no meio-tempo. Em um mundo imortal, um ano e um dia não são nada...



Como se trata de uma sequência de trilogia, não vou comentar muito os rumos da trama por medo de soltar algum spoiler para quem ainda não leu O Príncipe Cruel e por conta disso essa resenha deverá ser um pouco mais curta, mas nem por isso menos animada da minha parte.

E tudo porque O Rei Perverso  conseguiu, para mim, ser uma continuação ainda melhor do que a primeira. Eu simplesmente devorei esse livro depois que me envolvi na trama e não consegui largar mais até a última página. Uma pena que a editora tenha demorado um bom tempo em publicar essa sequência, eu já havia me esquecido de uns detalhes bem importantes e também de personagens fundamentais, ainda assim, uma vez que me senti imersa na estória, não houve mais nenhuma dificuldade e a leitura fluíu maravilhosamente bem, como há tempos não me envolvia tanto com um livro.

Pin de Yessenia Flores en TheCruelPrince (con imágenes ...Como o casal principal, Jude Duarte e Cardan  conseguem ser incríveis e diferentes de tudo o que já li? Eles se amam, eles se odeiam, eles se compreendem, eles se enganam, eles traem, e tudo isso com uma intensidade de fazer o leitor vibrar. Jude e Cardan são bem construídos e surpreendentes, imprevisíveis e perfeitos tanto juntos, quanto separados, mas preferencialmente juntos.

Jude está maravilhosa nessa sequência. Estrategista e implacável, nada para diante dela, e nenhuma emoção é capaz de fazê-la baixar a guarda. Ela desconfia de tudo e todos, e tem umas táticas e jogadas de mestre durante a trama. Eu adoro a Jude, ela é uma das minhas protagonistas favoritas, e isso se deve em grande parte ao fato de ela não se tornar babaca apenas por estar apaixonada. Não, é ao contrário, justamente por se sentir apaixonada ela faz questão de ser ainda mais determinada em seus planos, como um verdadeiro terremoto do reino das fadas.

Cardan no começo da trilogia só pintava como um fae bobo e cruel, capaz de ser babaca quando quer, mas de vez quando parecendo acordar para seus sentimentos. Nessa segunda parte o personagem passa por uma metamorfose empolgante e começa a evoluir bastante, mostrando ao leitor mais lados de sua personalidade, o Cardan capaz de ter planos e fazer suas próprias jogadas, astuto. Eu gostei muito dessa evolução que Cardan vai experimentando e terminei o livro extremamente satisfeita com os caminhos de ambos os personagens. 

Os secundários também brilham demais nessa trilogia, todo mundo tem seu papel, se torna peça chave em algum momento e as peças se movem como em um xadrez bem orquestrado pela autora Holly Black. Não existem bons samaritanos nesse reino de fadas e qualquer favor é simplesmente uma barganha, cobrada posteriormente à preços altos. 
A autora conduz a trama de maneira inteligente, brilhante e consegue introduzir umas reviravoltas de fazer o mundo do leitor surtar completamente. Eu vibro com a escrita de Holly Black porque suas idéias são imprevisíveis e ela faz seus personagens viverem situações inesperadas, a gente nunca sabe o que esperar e ela sabe como desenhar o final perfeito, que nos deixe loucos pela continuação.

Essa trilogia de O Povo do Ar está facilmente se tornando uma das minhas queridinhas em fantasia. É uma trama que foge dos comuns, que embora seja juvenil se revela mais madura, a ambientação é boa, e a narrativa envolve, prende e nos cativa, tudo na mesma proporção.

Concluindo...

O Rei Perverso é uma continuação que para mim conseguiu ser ainda mais excelente do que o primeiro livro, O Príncipe Cruel é uma trilogia que tem me empolgado bastante e ganhado meu coração com facilidade. Os personagens me encantam, a escrita de Holly Black é fluída e os inúmeros plots da trama conseguiram me deixar ansiosa e animada para o grande desfecho, The Queen of nothing.

"Espero que os deixe nervosos saber que estou mentindo. Afinal, se o insulto a mim é deixar claro que sou mortal, esta é minha resposta: eu também moro aqui e conheço as regras. Talvez até conheça melhor do que vocês, porque vocês nasceram com elas, mas eu tive que aprender. Talvez eu as conheça melhor do que vocês porque vocês tem mais chances de quebrá-las."


"Ver o medo do soldado me enche de uma satisfação quase voluptuosa. Eu, que tive pouca autoridade na vida, preciso estar alerta contra esse sentimento. O poder sobe à minha cabeça muito rapidamente, como vinho feérico."

Continua em:


The Queen of Nothing
Holly Black é uma escritora norte americana que mora em West Long Beach, New Jersey. Ela ficou mundialmente famosa após escrever a série de livros As Crônicas de Spiderwick. Holly é também uma grande colecionadora de livros raros de folclore. Em seus primeiros anos de vida ela morou em uma mansão abandonada em estilo vitoriano com sua mãe, que contava a ela histórias de fantasmas e fadas. Seu primeiro livro, Tithe: A modern faerie tale, foi muito bem recebido pela crítica e foi publicado no outono de 2002.
A autora só viria a ficar famosa um pouco mais tarde, com o lançamento do livro As Crônicas de Spiderwick: O guia de campo, primeiro livro da série As Crônicas de Spiderwick.

Web Page Oficial: https://blackholly.com/

Twitter: Holly Black




Até a próxima, 


Ivy

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

Quem escreve